Codigos para blogger parte II

Blogging

Esta é a segunda parte do post sobre codigos para Blogger,leia tambem o artigo anterior codigos para  blogger parte I, com outros codigos que lhe podem ser uteis.

Todos os codigos para blogger aqui descritos foram aplicados por mim ou já faziam parte deste template e podem ser realizados por qualquer pessoa mesmo sem conhecimentos de html ou css, eu próprio não sou um expert nessa matéria, muito longe disso, no entanto, acho que um blog precisa de um template agradável e o mais possivel optimizado em termos de SEO e por isso meti mãos á obra e fiz a maior parte das modificações num blog de teste e só depois no meu blog.

Se não sente confiança para mexer no código do seu blog, entre na sua conta e inicie um novo blog com o titulo http://OSEUBLOG-TESTE.blogspot.com e na aba definições clique em permissões e de seguida marque “apenas autores do blogue” conforme foto.

Agora faça todas as modificações no seu blog de teste ( aconselho uma de cada vez para ir entendendo o que modifica e ao mesmo tempo vai ganhando confiança) e se tudo correr bem e gostar das alterações realizadas pode passar ao seu blog ou blogues a sério e voltar a alterar o que desejar com a certeza de que está tudo bem.

Para não me repetir deixo no inicio a indicação mais importante de todas:

Antes de fazer qualquer modificação salve o seu template.

Como colocar uma caixa de texto no post

Muitas vezes queremos dar destaque a determinado texto ou como no caso aqui representado queremos colocar algumas linhas de código para o blogger dentro de uma caixa, enfim o que quiserem colocar dentro dessa caixa.Para uma caixa de texto simples basta copiarem os códigos abaixo e substituir a parte em maiúsculas pelo texto que pretenderem.

Caso o texto que queiram colocar na respectiva caixa seja muito extenso e queiram que ele seja totalmente visualizado sem recorrer á barra lateral da caixa alterem o numero que colocaram em row=”NUMERO” para um numero que cubra todo o texto escrito.

Como resumir os post na pagina inicial ( HOME) do seu blog.

Quando um visitante chega ao seu blog através do endereço do mesmo e caso tenha o numero de post na página inicial configurado para mais do que um post, digamos 7, que normalmente é o que vem por defeito no blogger, depara-se com 7 artigos completos para ler,se escreverem artigos sobre um ou mais assuntos muito extensos, normalmente o visitante fica-se pelo primeiro ou segundo e vai embora, são as estatísticas que o dizem.

Comparando com um jornal ou revista seria o mesmo que todo o conteúdo viesse na capa, o que acontecia é que as pessoas liam na diagonal alguns dos artigos sobre assuntos que gostassem mais e acabavam por não comprar esse mesmo jornal/revista, mais uma vez são as estatísticas que o dizem, e quem sou eu para as contrariar.

Aqui entra outro factor também importante que são os títulos dos posts, quanto mais apelativos maior é a probabilidade de serem lidos, mas isso voçês já devem saber.

Vamos então ao codigo como resumir os artigos com a frase continue a ler ou leia mais aqui…. no fim do resumo do post.

Existem duas forma de resumir o conteúdo dos artigos mas esta é a que eu prefiro pois fa-lo automaticamente sempre que escrevo.

Imediatamente antes da tag </head> coloque os seguintes codigos:

De seguida procure mais abaixo o seguinte trecho de codigo:
<div class=’post-header-line-1′/>
E logo a seguir coloque:

Substitua a parte continue lendo…. que vai aparecer no final do resumo do post pela frase que desejar.
Caso queira introduzir os códigos para anúncios adsense no corpo do post logo a seguir ao titulo, e ao mesmo tempo resumir os artigos na pagina principal do blog, introduza o codigo conforme descrito no artigo Para blogger parte I e o codigo anterior logo a seguir.O codigo evita que os anúncios apareçam nos resumos dos artigos,só aparecendo na página individual do artigo.
Faça pré-visualizar e caso esteja tudo bem clique em guardar modelo, (o modo de pré-visualização normalmente não permite clicar em continue lendo….), eu digo normalmente pois o blogger como já disse tem manias, após guardar, clique em ver blogue e ai sim tudo deve funcionar.
Como colocar um tradutor na lateral do bloguer

Acabamos sempre por receber visitas de outros países em que a língua falada não é a nossa e por isso decidi incluir um tradutor na lateral do blog, não é que eu ache que tenha uma grande influencia nos resultados do blog mas é uma questão de consideração por todos os visitantes que aqui chegam.
Para colocarem um tradutor no blog, acrescentem um elemento de página do tipo html/javascrip na lateral e insiram o seguinte código substituindo a parte respeitante ao vosso blog .

É claro que a tradução não é perfeita mas mesmo assim é melhor que nada.

Chamo a atenção para o facto de que algumas alterações que podemos fazer no blogger não funcionam muito bem no IE, felizmente que a percentagem de utilizadores do Firefox já é na maior parte dos casos superior ao browser da Microsoft, desde que o instalei tornei-me adepto, até porque a vantagem que nos trás em termos de plugins e todo o tipo de extras é bastante grande, como o extra do Firefox que pode trazer mais visitas de que falei no post anterior.

E por hoje é tudo sobre códigos para blogger,estou a trabalhar em alguns códigos que pretendo alterar aqui no blog, se correrem bem volto a postar,talvez numa parte III .

.

Blog Widget by LinkWithin